Eleições em Espanha: Projeção dá vitória ao PSOE com 28,1%
Uma projeção da TVE (Televisão de Espanha) dá a vitória ao PSOE com 28,1% dos votos. Socialistas deverão ficar, novamente, dependentes de partidos regionais mais pequenos, como os nacionalistas bascos e os independentistas catalães para formar Governo
© Reuters
Mundo Votos
As urnas em Espanha encerraram às 20 horas locais (18 horas em Lisboa). De acordo a projeção da TVE, os socialistas terão vencido as eleições com 28,1% dos votos, sem maioria absoluta como se previa. A mesma sondagem dá 12,1 ao Vox (extrema-direita) que entra, assim, pela primeira vez no parlamento.
Ainda de acordo com a projeção da televisão estatal, o PP (Partido Popular, direita) registou 17,8% dos votos, Cidadãos (direita liberal) 14,4%, Unidas Podemos (extrema-esquerda) com 16,1% .
Os doze mil eleitores contactados na projeção deram aos socialistas a possibilidade de ter entre 116 e 121 lugares no Congresso de Deputados (parlamento) longe da maioria absoluta de 175 mais um parlamentar num total de 350.
Tanto o bloco de partido de esquerda (PSOE e Unidas Podemos) como o de direita (PP, Cidadãos e Vox) ficam aquém da desejada maioria de 176 deputados.
Os socialistas deverão assim, mais uma vez, ficar dependentes de partidos regionais mais pequenos, como os nacionalistas bascos e os independentistas catalães para formar Governo.
Estes últimos apoiaram no parlamento o primeiro-ministro Pedro Sánchez a chegar ao poder em junho de 2018, mas também foram responsáveis pela sua queda passados 10 meses.
Se os resultados desta sondagem se confirmarem, significa que o PP, que até há poucos anos alternava com o PSOE na condução dos executivos espanhóis, tem a sua votação mais baixa de sempre.
Nas últimas eleições gerais, realizadas em junho de 2016, o PP obteve 33,0% dos votos (137 deputados), o PSOE 22,7% (85), o Unidos Podemos 21,1% (71), o Cidadãos 13,1% (32), havendo ainda uma série de pequenos partidos regionais com menor representação (25).
De realçar que estas eleições registaram uma taxa de participação, duas horas antes das urnas terem fechado, de 60,7%, quase 10 pontos percentuais acima da mesma taxa nas eleições anteriores, de 26 de junho de 2016.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com